| | Capa | 10 ideias para entender a economia e os negócios no Brasil e no mundo | Desde o lançamento da primeira edição de EXAME, há 45 anos, o Brasil deixou para trás a condição de país agrário e pobre e passou a ser uma economia moderna e de renda média. Esse, porém, é apenas o meio do caminho para nos tornarmos uma nação desenvolvida | | | | | | | | | América Latina | A América Latina sob a pressão da classe média | Para o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos, o continente deve deixar de ser só de renda média | | | | | | | | | Tecnologia | O poder de produzir agora é de todos | Para o guru Chris Anderson, o domínio da produção deixou de ser um privilégio somente da indústria | | | | | | | Ideias | Os dois estágios do crescimento sustentável | Fortalecer a educação e as instituições é o passo que falta ao Brasil, segundo o economista Dani Rodrik | A era da incerteza no pensamento econômico | lima tenso entre economistas é sinal de má compreensão da realidade atual, diz o prêmio Nobel Paul Krugman | Vão faltar jovens. E isso pode ser bom | O economista David Bloom afirma que os jovens se tornaram um "fator de produção" bastante escasso | É hora de construir os Estados Unidos da Europa | Países na berlinda devem sair da zona do euro, defende o economista alemão Hans-Werner Sinn | O equilíbrio de poder na China foi rompido | Especialista em política chinesa, Cheng Li diz que a briga entre grupos políticos pode minar a coesão da cúpula do país | As máquinas biológicas feitas sob medida | O cientista Craig Venter diz que a manipulação dos genes permitirá a criação de espécies mais eficientes de micro-organismos | Planejamento é essencial. Planos são inúteis | O teórico Jim Collins descobriu que o segredo das empresas bem- sucedidas é a disciplina | Inovação reversa: dos países pobres para os ricos | Produtos criados em países pobres vão ganhar o mundo, avalia o professor Vijay Govindarajan | | | | | | Sete Perguntas | "Voos supersônicos só depois de 2040" | O presidente mundial da Air France explica por que as inovações tecnológicas no setor de aviação hoje não são tão espetaculares quanto as do século 20. O francês diz que as evoluções continuam acontecendo, mas em partes do avião que o passageiro não consegue enxergar | | | | | | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário