quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Jumentos FC - Polêmica do Villarato – os árbitros favorecem o Barcelona e prejudicam o Real Madrid?

Jumentos FC - Polêmica do Villarato – os árbitros favorecem o Barcelona e prejudicam o Real Madrid?

Link to Jumentos FC

Polêmica do Villarato – os árbitros favorecem o Barcelona e prejudicam o Real Madrid?

Posted: 02 Feb 2010 03:22 PM PST

Após conseguir a incrível marca de seis títulos em uma temporada, o Barcelona continua reinando na Espanha. Certo, o Barça foi eliminado da Copa do Rei que está em andamento, e não vai poder reeditar a tríplice coroa, mas seria um absurdo exigir que um time ganhe tudo por dois anos consecutivos. Por enquanto, Barça é o mais forte candidato ao título do Campeonato Espanhol e também um dos favoritos a conquistar a Liga dos Campeões. Seria o bicampeonato para o Barcelona em ambas as competições.

Tudo isto que a equipe do técnico Josep Guardiola conquistou foi graças a muito trabalho, esforço do grupo, e ao bom futebol que o Barça mostrou, certo? É a opinião geral. Porém, segundo os torcedores do Real Madrid os árbitros ajudam o Barcelona e prejudicam o time Galáctico. A “conspiração” ganhou o nome de “Villarato“, em referência a Ángel María Villar, presidende da Real Federação Espanhola de Futebol. Segundo os madridistas, Villar é “muito amigo” de Joan Laporta, presidente do Barcelona, e teria instruído os árbitros espanhóis a favorecer o time catalão e serem mais severos com o Real Madrid.

Bem, é a coisa mais normal do mundo os torcedores responsabilizarem as arbitragens pelos sucessos do arqui-rival e pelos fracassos do próprio time. O problema é quando se cria uma espécie de “campanha” em cima de acusações sobre irregularidades inexistentes. Dos torcedores não se espera outra coisa. Incrível é ver meios de comunicação “sérios”, de grande alcance, criando enormes polêmicas sobre lances que as gravações mostram serem completamente legais.

Por exemplo: no último sábado, o Barcelona venceu o Sporting Gijón, fora de casa, por 1 x 0, com gol de Pedro. A imprensa madridista fez um escândalo por esse gol, afirmando que Pedro estaria em posição irregular. Ademais, o gol nasceu de uma rápida cobrança de falta de Messi, que teria ajeitado a bola bem longe de onde ocorreu a infração. Porém, a realidade é outra. Primeiro, a falta é cometida em Ibrahimovic, não em Messi. Os madridistas se confundem (ou não) porque o juiz deu lei de vantagem, mas o Barça não conseguiu seguir a jogada. Messi cobrou a falta um metro mais adiante de onde foi cometida. Um absurdo, não? Finalmente, Pedro estava em posição legal. Se você olhar a perna direita do último defensor, Pedro estava, inclusive, meio metro em posição legal. O vídeo abaixo não deixa dúvidas.



Os simpatizantes do Real Madrid também atribuem a suspensão de Cristiano Ronaldo, de dois jogos, ao tratamento “diferenciado” dos árbitros. Eles afirmam que Messi fez a mesma coisa que Ronaldo, mas não foi expulso como o jogador português. Acontece que os lances não são iguais. Na 19ª rodada, Ronaldo quebrou o nariz de Mitiliga, jogador do Málaga, com uma cotovelada, enquanto o rival o perseguia. Messi, na partida contra o Sevilla, pela 18ª rodada, jogou os braços repetidamente para trás tentando se livrar de Marc Valiente, que o segurava com força pela camisa com as duas mãos, mas o argentino nunca acertou um golpe no rival. O máximo que ele fez foi apoiar o braço direito no peito de Valiente e empurrá-lo. Na verdade, Messi recebe a falta, embora responda de forma inadequada. Confira os dois lances no seguinte vídeo.



Eu sou o primeiro a duvidar das arbitragens, mas quando os fatos não ajudam, vira palhaçada. Todas estas acusações, e algumas outras menores, aconteceram só nas últimas três rodadas do Campeonato Espanhol. Pode ser uma tentativa de pressionar os árbitros para que, na tentativa de não favorecer o Barça, o terminem prejudicando. Esta “tática” de culpar o apito também é muito utilizada como bode expiatório para os maus desempenhos do time, e o Real Madrid está longe de convencer com seu futebol, ou a falta dele.

A polêmica do “Villarato” vem desde o ano passado, e parece que vai continuar enquanto e Barcelona estiver à frente do Real Madrid. Só acho que esses meios de comunicação, além de irresponsáveis, arriscam sofrer processo, para depois ter que pagar multas exorbitantes e oferecer desculpas em público. Afinal, estão acusando um dos clubes mais poderosos do mundo, a Real Federação Espanhola de Futebol e seu presidente, que também é vice-presidente da FIFA e terceiro vice-presidente da UEFA. São acusações graves por irregularidades que não existiram, o que se prova com simples um vídeo.

Além de tudo, não há dúvidas da superioridade do Barça dante do seu arqui-rival. Será que eles também culpam a arbitragem pela goleada de 6 x 2 que o Real Madrid levou do Barcelona no Santiago Bernabéu?

Artigos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário