sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012

21 de dezembro de 2012

Caro leitor, aqui estão os destaques de VEJA desta semana.

VEJA.com - veja@abril.com.br

   
Edição da semana (n° 2301 - 26 de dezembro de 2012)
 
RETROSPECTIVA 2012
 
Brasil O ano da Justiça - Tudo conspirava para um resultado diferente. Havia mais de 500 anos de história a comprovar que, no Brasil, ricos e poderosos não vão para a cadeia. Havia o fato de que, entre os réus mais graúdos, constavam aliados do governo federal - deste e do anterior. Resistiriam os juízes do Supremo Tribunal Federal? Sim, eles resistiram. O ano chega ao fim com os mensaleiros perto de ir para prisão e o estigma da impunidade - se não a absoluta, ao menos a que protegia os amigos do rei - derrubado por terra.

Brasil
O ano da Justiça
Tudo conspirava para um resultado diferente. Havia mais de 500 anos de história a comprovar que, no Brasil, ricos e poderosos não vão para a cadeia. Havia o fato de que, entre os réus mais graúdos, constavam aliados do governo federal - deste e do anterior. Resistiriam os juízes do Supremo Tribunal Federal? Sim, eles resistiram. O ano chega ao fim com os mensaleiros perto de ir para prisão e o estigma da impunidade - se não a absoluta, ao menos a que protegia os amigos do rei - derrubado por terra.

Índice da edição

 
 
Congresso - Levantamento mostra quem são os parlamentares que mais trabalharam em 2012 em favor de um Brasil mais moderno e competitivo. Congresso
Saiba quem são os parlamentares que mais trabalharam em 2012 por um Brasil mais moderno e competitivo.
 
Internacional - O mundo não acabou em 2012, mas deixou a impressão de chegar perto. Entre as notícias terrivelmente verdadeiras, nada rivalizou com a barbárie na Síria. Internacional
A barbárie na Síria e o balança mas não cai do ditador Bashar Assad atormentaram as consciências mundiais o ano inteiro.
 
 
Teste
Para que lado eu vou?
Direita ou esquerda? Boa parte da humanidade ainda se lembra de quando era fácil responder a essa pergunta. Pois essa simplicidade ficou no século passado. A classificação persiste, por conveniência, mas tem hoje tantas e tão diversas facetas, que foi até preciso criar uma classificação complementar - liberais e conservadores. Responda a cinquenta perguntas e descubra de que lado - ou lados - você está.
 
 
Gente - Nunca houve uma mulher como Carminha. Era tocar o Oi, oi,  oi, e o país corria para ver suas maldades na TV. Gente
Nunca houve uma mulher como Carminha. Era tocar o "Oi, oi, oi", e o país corria para ver suas maldades na TV.
 
Ciência - Os físicos provaram a existência do bóson de Higgs, que deu origem à matéria de que tudo é feito. Ciência
Em 2012, os físicos provaram a existência do bóson de Higgs, que deu origem à matéria de que tudo é feito.
 
 
Tecnologia
A nova Revolução Industrial
Em um ano de criações espetaculares, o destaque é a impressão 3D, a tecnologia que permite que a manufatura de bens possa ser feita em casa.
 
 
Roberto Civita - Avanço histórico e ainda muito por fazer Roberto Civita
Avanço histórico e ainda muito por fazer
 
Roberto Pompeu - A ética da traição Roberto Pompeu de Toledo
A ética da traição
 
 
Reinaldo Azevedo - Ladrões de cofres e de instituições Reinaldo Azevedo
Ladrões de cofres e de instituições
 
Maílson da Nóbrega - 2013, o ano da volta ao passado Maílson da Nóbrega
2013, o ano da volta ao passado
 
 
 
Destaques on-line
 
Caminhos cruzados da cultura - Segundo a ciência, nenhum asteroide errante ou desastre cósmico vai acabar com a Terra no dia 21 de dezembro - ao contrário do que dizem previsões malucas com base no calendário maia. Mas a vida no planeta não vai durar para sempre - mostra reportagem no site de VEJA. Em um bilhão de anos, a radiação solar deve aumentar de intensidade a ponto de queimar o que estiver vivo e evaporar toda a água da Terra. Se o homem conseguir sobreviver, em três bilhões de anos a Galáxia de Andrômeda deve colidir com a Via Láctea. Se a Terra passar incólume, em cinco bilhões de anos o Sol se tornará uma estrela gigante vermelha e consumirá o planeta em suas chamas. Nada disso, como se vê, é para os próximos dias.

Caminhos cruzados da cultura
Os produtos culturais conversam entre si. O site de VEJA reuniu os principais lançamentos de 2012 e destaques da programação de fim de ano em um infográfico que, sem se prender a este ou aquele nicho ou tipo de público, expõe as conexões insuspeitas - e propõe ligações "perigosas" - entre a música, o cinema, a literatura e as artes plásticas. Assim, a leitura despretensiosa de um best-seller como Cinquenta Tons de Cinza pode ser tomada como início de um percurso que levará ao novo álbum da cantora Fiona Apple ou quem sabe ao D. Quixote, de Cervantes. Cada item é um convite à descoberta de novos livros, filmes, discos. Basta começar.

 
 
Jogos para iPad
Entre os aplicativos para iPad, os games são campeões de downloads. De olho no novo filão, os estúdios passaram a adaptar os carros-chefes de seus catálogos e a criar títulos próprios para tablet. No programa Top Games, Renata Honorato testa cinco deles: Fifa 13, Angry Birds Star Wars, Uno, Need For Speed Wanted e Where's My Water.
  Classe C blindada
O Brasil é o líder mundial do setor de carros blindados. Há 70 811 veículos protegidos em circulação, a maioria em São Paulo. Para continuar crescendo, as empresas de blindagem passaram a mirar cidades do Norte e Nordeste, em particular aquelas onde a criminalidade aumentou. E já cortejam a classe C, alongando o financiamento e oferecendo níveis mais baratos de blindagem.
 
 
Tragédia maquiada
Levantamento feito pela ONG Contas Abertas a pedido do site de VEJA mostra que o governo federal maquiou os recursos para a prevenção de desastres causados pelas chuvas. A fórmula marota encontrada para inflar os dados e sustentar que o Brasil "nunca esteve tão bem preparado" para evitar a repetição de tragédias foi incluir na mesma conta a bilionária dotação do programa Minha Casa, Minha Vida.
 
 
 
 
Colunistas
Blog: Blog - Reinaldo Azevedo Blog
Reinaldo Azevedo
A alma de Lula
Por que o ex-presidente é o mais solitário dos homens
Radar on-line: Radar on-line - Lauro Jardim Radar on-line
Lauro Jardim
Patrícia Amorim
Após perder duas eleições, a presidente do Flamengo é derrotada pelo YouTube
Coluna: Coluna - Augusto Nunes Coluna
Augusto Nunes
O País quer Saber
Confira a lista dos que acham que mexer com Lula é mexer com eles
Coluna: Coluna - Ricardo Setti Coluna
Ricardo Setti
Literatura
GPS: GPS - Paula Neiva GPS
Paula Neiva
Time of Rio
Quanto Drama!: Quanto Drama! - Patrícia Villalba Quanto Drama!
Patrícia Villalba
Salve Jorge
Espelho meu: Espelho meu - Lucia Mandel Espelho meu
Lucia Mandel
Pescoço
Blogs da redação
Saúde: Viver Bem - Alimentação Saúde
Viver Bem
Alimentação
Cultura: VEJA Meus Livros - Concurso Cultura
VEJA Meus Livros
Concurso
Acesse http://veja.abril.com.br/newsletter para cancelar o envio deste e-mail.
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item
"Esqueci minha senha". Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.

Copyright © Editora Abril S.A.
- Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário