quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lucro da Vale cai 60%, mas mercado gosta

30 de outubro de 2009
Nesta edição: Vale, Roger Agnelli, Bovespa, câmbio, Volkswagen, UOL, eletrodomésticos, IPI, KKR, Pão-de-Açúcar, Louis Dreyfus, Santelisa Vale, Cetip

Lucro da Vale cai mais de 60% no 3º trimestre, mas mercado gosta
Analistas vêem sólida recuperação e destacam o segmento de minério de ferro
Preços e produção menores em relação ao ano passado fizeram a Vale registrar forte queda de lucro no terceiro trimestre do ano, mas a recuperação em alguns mercados garantiu à maior produtora de minério de ferro do mundo uma melhor performance na comparação com o trimestre anterior, indicando melhores perspectivas. O lucro líquido recuou 61,3% sobre o mesmo período de 2008, para 3 bilhões de reais. O resultado ficou dentro das expectativas do mercado, que o recebeu bem. Para os analistas, o que importou foi a forte expansão sobre o segundo trimestre. O lucro, por exemplo, foi o dobro do 1,5 bilhão obtido no período.

O balanço da mineradora, considerado sólido pelos analistas, é visto como sinal de uma forte recuperação da companhia em termos de volumes e de rentabilidade, principalmente no que diz respeito ao negócio de minério de ferro. Mas nem os bons resultados e a trégua com o presidente Lula trarão paz para Roger Agnelli, presidente da Vale, nos próximos dias. Em viagem pela Ásia e África, o executivo enfrentará greves e problemas de visto para trabalhadores, entre outros assuntos.
 
Bolsa brasileira vive semana
de típica montanha-russa
Depois de registrar a pior queda desde março, Bovespa se recupera com PIB americano
A Bovespa deixou os investidores à flor da pele nos últimos dias. O movimento de baixa começou na terça-feira (27/10) e levou o pregão a fechar em queda de 2,96%. A baixa foi mais intensa no dia seguinte, quando o Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, recuou 4,75%. Foi a maior queda diária desde o começo de março. A realização de lucro foi motivada por dados divergentes da economia americana, pelo temor de que o governo brasileiro imponha outras restrições ao capital estrangeiro, e à avaliação de que, após uma alta de 70%, há pouco espaço para forte valorização da Bovespa neste ano.

O crescimento do PIB americano no terceiro trimestre - o primeiro em um ano - deixou os investidores eufóricos e liderou a reação da Bovespa nesta quinta. Ao mesmo tempo, o presidente Lula afirmou que vai agir para equilibrar o câmbio. Para os analistas, se a taxação de IOF sobre a entrada de dólares não funcionar, o governo ainda pode recorrer ao fundo soberano.
Volks do Brasil chama veículos 1.0 para troca de lubrificante
EXAME antecipou os problemas dos motores 1.0 fabricados a partir de abril de 2008
A Volkswagen do Brasil vai convocar os proprietários de veículos 1.0 produzidos desde abril de 2008 para trocar o óleo. Segundo a montadora, as falhas detectadas nesses motores são causadas pelo lubrificante, que perde suas propriedades em algumas situações. A Volks também vai mudar o fornecedor de óleo. Os problemas foram antecipados pela coluna Primeiro Lugar da edição de 15 de outubro de EXAME e pelos blogs Primeiro Lugar e Por Dentro das Empresas, do Portal EXAME.

As falhas levaram a Volks a despachar para a subsidiária brasileira o diretor mundial de qualidade. O problema também veio à tona no momento em que a montadora lançou o novo Fox, que já chega sob suspeita .
UOL briga para ser líder em hospedagem de sites até 2010
Compra da Insite aproxima o UOL da Locaweb, atual número 1 em serviços de hosting
O Universo Online (UOL), maior portal de notícias em audiência e um dos principais provedores de acesso à internet do Brasil, busca agora a liderança em outro segmento até o fim de 2010: o mercado de hospedagem de sites, também conhecido como web-hosting. Com apenas dois anos de existência, o UOL Host, área da empresa destinada aos serviços de hospedagem, alcançou a vice-liderança do setor por meio de crescimento orgânico e políticas de aquisições, atrás apenas da Locaweb.

A última aquisição foi a da Insite, a quarta maior do mercado, com mais de 55 mil clientes. Esta é o quinto hosting comprado pelo UOL em dois anos.
 
Eletrodomésticos ganham mais três meses de IPI reduzido
O governo estendeu por mais três meses a redução da alíquota de IPI para a linha branca. A decisão, porém, estabelece alíquotas diferentes de acordo com o consumo de energia. Os aparelhos classe A, que consomem menos, terão os maiores descontos. Os de classe B terão alíquotas intermediárias, e os de classe C voltam a ter a alíquota cheia. A prorrogação do IPI reduzido era um pleito dos varejistas.
Um gigante de olho no Brasil
O fundo de private equity americano Kohlberg Kravis Roberts (KKR), o quarto maior do mundo, se prepara para desembarcar no Brasil, segundo o blog Direto do Pregão, de EXAME. Os setores mais atraentes são varejo, infraestrutura, imóveis, energia e serviços financeiros.
Nem só de pão se vive
O Pão de Açúcar, líder do setor varejista, vai anunciar em 1 de novembro que assume a gestão da Rede Duque de postos de combustível, de acordo com o blog Primeiro Lugar, de EXAME. A empresa também busca redes de farmácias.
Tropeço na estréia
A Cetip chegou a recuar 11% no primeiro dia de negócios na Bovespa, fechando em queda de quase 10%. Em relatório, o banco britânico Barclays afirma que a Cetip, que também possui um ambiente eletrônico para títulos e derivativos, não oferece riscos à BM&F Bovespa.
O fim de uma dinastia
Uma assembléia de acionistas formalizou, nesta semana, a venda da Santelisa Vale para o grupo francês Louis Dreyfus. O negócio marca o fim saga da família Biagi no setor sucroalcooleiro. A nova empresa nasce avaliada em 8 bilhões de reais.
Copyright © 2006, Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Caso você não queira mais receber e-mail da Abril clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário