sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Jumentos FC

Jumentos FC


Mudanças no formato fariam a Copa Sul-americana mais atrativa

Posted: 03 Sep 2009 06:42 PM PDT

Apesar de estarmos na oitava edição da Copa Sul-americana, esta competição está muito longe do nível de sua irmã mais velha, a grande Copa Libertadores da América, que em 2009 teve sua 50ª edição. A Conmebol pensa que só precisa de tempo e mais campeões para que a Copa Sul-americana ganhe o respeito e o interesse dos grandes clubes do continente. Nada mais falso. Enquanto tivermos o mesmo formato, ela continuará sendo ignorada por quem tem algo melhor para fazer.

Mas isto precisa ser assim? Precisamos sofrer com este torneio, cada ano, ao invés de esperá-lo com ânsia, como esperamos a Libertadores? Vamos continuar desejando que nosso time seja eliminado logo no começo, para que ele possa se dedicar à objetivos maiores, como a classificação para a Libertadores do próximo ano? Claro que não. Muito pode ser feito para que a Sul-americana seja (quase) tão desejada quanto a Taça Libertadores.


copa sul-americana logo


O problema é a Conmebol, sua ganância, falta de vergonha na cara, desrespeito com os torneios que organiza e ilimitada incompetência. Só isso. Mas vamos fazer um esforço hercúleo para ignorar a incompetência da Conmebol e discutir algumas melhoras para a irmã regeitada da Libertadores.

Formato: copiar o da Libertadores é a opção lógica.

libertadores copa taça logo

O formato atual da Copa Sul-americana é horrível, e já foi pior. Em 2009, temos uma fase eliminatória, algo como dezesseis avos de final, e logo partimos para as oitavas. Primeiro, isto dá um ar de amadorismo à competição. Temos chaves e mais chaves, algumas definidas por critérios obscuros, outras por região (como os casos de Brasil e Argentina). A maioria dessas chaves não desperta o menor interesse de ninguém, a não ser de quem a disputa e, talvez, de quem possa, num futuro, enfrentar uma dessas equipes na próxima fase.

Este formato amador da Sul-americana diz aos clubes, e ao torcedor, que a Conmebol não está empenhada em melhorar a competição, portanto, que não lhe dá importância. E se a própria organizadora não valoriza a competição, como poderá despertar o respeito de qualquer um? Basicamente, copiando o formato da Taça Libertadores, a Copa Sul-americana teria muitas melhoras.

Os grupos.

Passar uma fase de grupos não é a mesma coisa que vencer uma série de dois jogos, que pode ser definida em apenas uma partida, ou com sonolentos empates de 0 a 0 e 1 a 1, como já tivemos na edição de 2009. Além do mais, com mais jogos no estrangeiro, os clubes teriam maior exposição internacional, o que seria excelente para eles, seus patrocinadores e jogadores. Sinceramente, é difícil de entender por quê a Conmebol ainda não aplicou o mesmo formato da Libertadores na Sul-americana.

Vale lembrar que não é para ter duas Libertadores, já que as equipes participantes não são as mesmas. Na Libertadores participam os melhores times de cada país, enquanto que para a Sul-americana se classificam os que terminaram logo abaixo desses.

As vagas.

A repartição das vagas é outro problema, que também contribui para restar seriedade da Sul-americana. Neste ano, o Brasil tem 8 vagas, além da participação do Internacional, que foi campeão em 2008. A Argentina tem 6 vagas, sendo que Boca e River entram como convidados, outro absurdo, que felizmente não se repetirá a partir da próxima edição. Enquanto isso, o resto dos países sul-americanos têm apenas 2 vagas. Uma desigualdade gritante que está longe de ser de uma competição séria.

Você pode até dizer que os clubes dos outros países são muito fracos, mas depois eles complicam a vida de argentinos e brasileiros. Além do mais, não estou pedindo que todos tenham a mesma quantidade de vagas, simplesmente que se copie o formato da Libertadores, onde brasileiros e argentinos já são favorecidos. É justo favorecer Brasil e Argentina, pela força do futebol destes países, mas o que se faz na Sul-americana é um exagero e, na minha opinião, uma falta de respeito com os demais membros da Confederação.

Vaga na Libertadores despertaria o interesse dos times brasileiros?

Vale ressaltar este ponto. Há quem acredite que se o campeão da Sul-americana ganhasse uma vaga na Libertadores, os brasileiros, e demais participantes, teriam maior interesse em disputar e vencer esta competição. Eu discordo. Mesmo com esse “prêmio extra”, o título continuaria distante. Não acredito que os times brasileiros deixariam de lado o Campeonato Brasileiro, onde todos lutam por coisas importantes, principalmente no segundo semestre, pela pequena possibilidade de ser campeão e ganhar a vaga.

Datas e horário dos jogos.

Tanto a Sul-americana quanto a Libertadores precisam melhorar neste ponto. A Conmebol definitivamente tem um grande problema com o cronograma das competições que (des)organiza. Nas Eliminatórias, chega a colocar os cinco jogos de uma rodada em uma quarta-feira, e sempre ficam partidas ao mesmo tempo. Em Libertadores e Sul-americana, temos séries já definidas e outras, da mesma fase, que ainda nem começaram. É uma esculhambação sem tamanho. Isto também pode-se ver nesta mesma Copa Sul-americana, é só conferir a tabela.

Por quê as séries não podem começar juntas e terminar juntas? Por quê os grupos não podem ter suas rodadas disputadas na mesma semana, pelo menos? Só posso pensar que a Conmebol é muito incompetente, ou que odeia a organização. Ou as duas coisas. Pra não falar do sorteio destas competições, que são realizados quando ainda falta conhecer mais da metade dos classificados. Amadorismo puro e do grosso. Tampouco entendo por quê a Conmebol não pode seguir a Uefa como exemplo.


conmebol logo confederação sul-americana futebol


Resumindo…

Se a Copa Sul-americana tivesse o mesmo formato da Libertadores, com fase de grupos, a mesma quantidade de vagas por país, e regras gerais (como as que definem as oitavas-de-final), seria levada à sério. E, sonhando um pouco, num futuro próximo poderia até valer vaga no Mundial de Clubes, assim como a Europa League deveria valer. O brabo é que tudo depende da iniciativa da Conmebol…

Artigos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário