sábado, 26 de setembro de 2009

Jumentos FC - Convocados de Dunga para os jogos da seleção brasileira contra Bolívia e Venezuela pelas Eliminatórias

Jumentos FC - Convocados de Dunga para os jogos da seleção brasileira contra Bolívia e Venezuela pelas Eliminatórias


Convocados de Dunga para os jogos da seleção brasileira contra Bolívia e Venezuela pelas Eliminatórias

Posted: 25 Sep 2009 12:38 PM PDT

Nesta quinta-feira, Dunga divulgou a lista de convocados da seleção brasileira para enfrentar a Bolívia e a Venezuela pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. O Brasil já tem sua vaga garantida na África do Sul, por isso o técnico da seleção poderia fazer alguns testes interessantes no próximos jogos. A base do grupo foi mantida, com algumas boas novidades. No entanto, a teimosia de Dunga continua fazendo injustiça e impedindo que a seleção melhore em zonas vitais.

Confira a lista dos nomes convocados por Dunga para os próximos jogos do Brasil.

Goleiros
Julio César (Inter de Milão)
Victor (Grêmio)

Laterais
Maicon (Inter de Milão)
Daniel Alves (Barcelona)
André Santos (Fenerbahçe)
Filipe Luis (La Coruña)

Zagueiros
Lúcio (Inter de Milão)
Luisão (Benfica)
Juan (Roma)
Miranda (São Paulo)
Naldo (Werder Bremen)

Meio-campistas
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Josué (Wolfsburg)
Lucas (Liverpool)
Elano (Galatasaray)
Sandro (Internacional)
Ramires (Benfica)
Alex (Spartak Moscou)
Diego Souza (Palmeiras)
Kaká (Real Madrid)

Atacantes
Nilmar (Villarreal)
Adriano (Flamengo)
Luis Fabiano (Sevilla)
Diego Tardelli (Atlético-MG)

Naldo e Alex, boas convocações. Diego Souza, novamente chamado.

As maiores novidades são as convocações de Naldo, zagueiro do Werder Bremen, da Alemanha, e Alex, ex-Internacional, jogador do Spartak Moscou. Ambas são muito boas opções para as suas zonas.

Júlio Baptista ficou fora da lista. Eu pedia faz tempo que Diego ocupasse o lugar dele, mas o meia da Juventus estava lesionado, desfalcou a Vecchia Signora em duas rodadas do Campeonato Italiano e só deve voltar a jogar neste Domingo. Contudo, Alex ou Diego Souza podem entrar e fazer um grande trabalho nessa zona também.

Lucas e Sandro ganham novas chances. Robinho, machucado, fica fora.

Outros dois acertos de Dunga. Com Felipe Melo suspenso, Lucas e Sandro tem uma oportunidade de mostrar serviço.

O fato de Robinho estar lesionado não é para lamentar. Dunga o mantinha entre os titulares mesmo que não estivesse fazendo absolutamente nada em campo. A lesão que sofreu contra a Argentina o fez ficar fora do jogo contra o Chile. A diferença no ataque foi notória, como se tivesse um jogador a mais em relação às partidas anteriores.

Concordo com o que diz o técnico da seleção. Robinho jogou muito e foi o artilheiro da seleção no começo da “Era Dunga”, por isso merece continuar fazendo parte do grupo e ser animado ao invés de ser deixado de lado pela baixa futebolística. Porém, não precisa colocar ele como titular sempre. Desse jeito Robinho pensa que é dono da posição e não se esforça por jogar melhor. Se ele ficasse no banco, o Brasil teria em campo alguém jogando com mais vontade, e Robinho, quando entrasse, também mostraria mais disposição e empenho.

Lateral esquerda, fraca ainda. Fábio Aurélio, pra quando?

Pois é, ainda vamos ter André Santos na lateral esquerda, o que significa pouco apoio ao ataque e uma avenida para os rivais fazerem a festa. Uma pena, pois Fábio Aurélio está disponível. É um grande lateral-esquerdo, titular do Liverpool, na Inglaterra. Estou rezando para que Dunga decida testar Fábio Aurélio, ou vamos sofrer muito na Copa pela lateral esquerda.

Diego Tardelli convocado de novo, Grafite ainda ignorado.

Dunga tem feito um grande trabalho com a seleção. Os resultados e as conquistas do Brasil são surpreendentes. Porém, ele perde todo o respeito que ganha tendo atitudes teimosas e incoerentes, que acabam impedindo a evolução do time. Dunga não convocou Grafite até agora só porque a imprensa pediu a convocação do jogador do Wolfsburg. Sim, porque merecer ele merece, muito mais do que Tardelli. Quem pensa o contrário é um ignorante que não conhece futebol fora do Brasil.

Grafite sabe fazer gols, tanto que foi artilheiro, e campeão, do Campeonato Alemão, na Europa. Tardelli foi o que? Artilheiro do Campeonato Mineiro, contra um monte de times inexpressivos que não estão nem na segunda divisão do Brasileirão? O que mais ele fez para merecer a convocação? Alguns gols de pênalti?

Tardelli entrou no jogo contra o Chile e quase não tocou a bola, não participou sequer de uma jogada relevante. Só apareceu nas fotos comemorando os gols do Nilmar. Enquanto isso, Grafite fez três gols em uma partida da Liga dos Campeões, o melhor torneio de clube do Mundo em todos os aspectos. Muita gente, eu incluído, pensou que depois disso seria impossível alguém continuar ignorando o goleador do Wolfsburg. No entanto, Dunga preferiu convocar alguém que fez pouco e nada por merecer do que “fazer a vontade” dos torcedores e a imprensa. É ridículo. E quem diz que nós começamos a pedir Grafite “só” porque ele fez esses três gols, é um desinformado. Estamos pedindo Grafite desde o ano passado.

Ninguém quer mandar em Dunga.

Se Dunga pensa que a imprensa e a torcida querem “mandar” nele por pedir um jogador, está muito enganado. Só queremos ver na seleção um cara que joga bem. Só queremos que a seleção jogue cada vez melhor, para ser campeã do mundo, e isso só se consegue com os melhores jogadores em campo, não com teimosia ridícula.

Eu não posso acreditar que contando um goleador que se destaca na Europa, cheio de vontade de mostrar seviço na seleção, temos que aguentar Tardelli, que não faz gol nem na Sul-americana, que há tempos não se destaca por coisa nenhuma, e ainda pensam que ele é craque.

Para enfrentar Bolívia e Venezuela o Brasil poderia usar até um time reserva. A Copa do Mundo, no entanto, só vencem os melhores. Por isso precisamos de um lateral-esquerdo e um atacante (mesmo que reserva) competentes. Com André Santos dá. Com Tardelli menos ainda. Fora isso, o grupo é muito bom.

Confira a tabela das Eliminatórias Sul-americanas da Copa de 2010.

Artigos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário